Pintura na Construção Civil e Reformas

19/05/2013 17:27

 

Pintura Interna. 

- Paredes totalmente curadas recebem selador próprio antes da pintura 
- Paredes totalmente curadas e emassadas recebem selador pigmentado com corante em cor próxima ao do acabamento para permitir a correção de qualquer falha no emassamento.  
- A pintura interior poderá ser em tinta PVA conferindo um acabamento aveludado suave, Ou com tinta Acrílica acetinada ou semi-brilho que oferece uma gama de brilho de um acetinado ao semi brilho que permite maior facilidade na limpeza de manchas. 
- A pintura acetinada ou semi brilho exigem um acabamento do emassamento mais apurado pois o brilho na parede demonstra qualquer imperfeição na superfície plana. 

 

 Pintura Externa.

 -   A pintura externa com a chuva ácida tão comum em nossos dias deve ser feita somente com tinta acrílica se desejamos uma proteção prolongada e eficiente. 
-   Como na pintura interna as condições da parede determinarão o tipo de selador a ser aplicado. Uma parede nova deve ter um período de cura para poder ser pintada. Pinturas sobre paredes mal curadas apresentam problemas em curto espaço de tempo. 
-   Paredes repintadas necessitam de uma vistoria para verificar o estado do emboço e reboco devendo ser corrigido primeiramente estes. A tinta solta ou mal aderida deve ser totalmente removida, os locais com mofo devem receber tratamento mecânico com escova de aço e com um posterior tratamento químico que dará uma vida útil maior a aquele local. É comum uma parede ter mofo no mesmo lugar, deve neste estágio a parede receber um selador acrílico que dará maior firmeza ao substrato restante. 

Pintura Artística.

 

- Pintura de quadros decorativos, painéis, grafite . . . 
- Pintura em patina 
- Aplicação de argamassa decorativa e revestimentos para fachadas 
- Demarcação de garagens, demarcação de segurança, pintura de piso
Veja esquema de harmonia de cores

 

Harmonias de cores

Harmonia triádica - Na harmonia triádica, são usadas três cores eqüidistantes no círculo das cores. Um triângulo eqüilátero dentro do círculo das cores indica quais são elas.

Exemplo: amarelo, azul e vermelho, usando apenas cores primárias.

Harmonia análoga - Usando o mesmo círculo cromático (dessa vez sem a ajuda do triângulo), tem-se a harmonia analógica: três cores bem próximas são selecionadas, em que uma delas é tida como predominante. É uma seqüência de cores.

Harmonia complementar - Utiliza cores complementares, como amarelo e violeta, azul e laranja, verde e vermelho.

Harmonia de qualidade - Contraste de claro e escuro, usando as variações de uma mesma cor. Exemplo: uma parede,portal em tons de azul, cortada por uma cor forte, que se destaca nessa variação.

Cores quentes X cores frias - Outras combinações envolvem o uso de cores quentes com cores frias. O contraste de uma cor com a outra marca a composição da página.